9 de ago. de 2009

Minhas coleções no Youtube

Há pouco mais de um ano tenho reunido vários vídeos sobre assuntos diversos colocando-os no Youtube - alguns, como os documentários da BBC ou da WBGH, tive de legendar antes, trabalhão grande. Mas valeu a pena, principalmente pelos contatos com tantas outras pessoas que se dispõe a divulgar esse tipo de informação. Abaixo, algumas das minhas coleções:

Stephen Fry - 50 not out

Ótimo documentário sobre Stephen Fry. Pouquíssimo conhecido por aqui, ele é um "homem renascentista", ator, comediante, escritor, diretor, entre tantas outras atividades - e brilha em todas elas. Uma figura humana de rara elegância e intelecto ainda maior do que o coração.
Brasil, Brasil - Samba to Bossa

Um documentário fantástico da BBC, que postei no Youtube há alguns meses. São três partes - Do Samba à Bossa, Revolução Tropicalista, Um Conto de Quatro Cidades. Traça um panorama interessante da música brasileira usando a música como metáfora para a identidade do brasileiro: o fusionismo musical refletindo e reverberando a mistura de raças e culturas. Essa é a primeira parte (os últimos dois vídeos - são seis nessa parte - ainda não tive tempo de legendar, mas dá pra acompanhar), experimentando a Lista do Youtube - um vídeo se segue ao outro automaticamente, não havia utilizado ainda esse recurso.
O Povo Brasileiro - Matriz Tupi

Baseado no livro homônimo de Darcy Ribeiro, com o próprio, Chico Buarque e outros. Primeira parte com a nossa "herança índia" até a chegada dos portugueses. Um documentário fantástico, um mergulho profundo no Brasil e na alma brasileira, suas raízes, culturas, belezas e mistérios.
Broadway Bexiga

Broadway Bexiga 5 Videos
Especial "Bexiga Broadway", fantástico. Os teatros do Bexiga, peças, atores, Cacilda Becker, Zé Celso, Ruth Escobar, Chico Buarque... Era de Aquarius, Hair. Muuuuito bom. O nascimento do teatro brasileiro moderno, em uma de suas muitas florações - talvez a mais influente e permanente delas
Brasil, Brasil - Tropicália Revolution

Um documentário fantástico da BBC, que postei no Youtube há alguns meses. São três partes - Do Samba à Bossa, Revolução Tropicalista, Um Conto de Quatro Cidades. Traça um panorama interessante da música brasileira usando a música como metáfora para a identidade do brasileiro: o fusionismo musical refletindo e reverberando a mistura de raças e culturas.

Mapas Urbanos - São Paulo

"Tradução" de São Paulo através das visões e opiniões de Arrigo Barnabé, Luiz Tatit, Paulo Vanzolini, Arnaldo Antunes, Tom Zé, Regis Bonvicino, Nelson Ascher, Itamar Assunção... metrópole como work in progress. Lembra um pouco o Marshall Berman falando sobre a Nova York modificada pelo Moses.
Fernanda Torres no Estúdio Brasil

Similar ao Inside the Actor's Studio, entrevista com atores sobre carreira, papéis, teatro, cinema, etc. Fernandinha faz jus à fama e à genética
Nietzsche - Aula do Oswaldo Giacóia

Aula do Prof. Oswaldo Giacóia sobre O Impacto de Nietzsche no Século XX. Muito bom - apesar de pouco profundo devido ao tempo, aborda uma variada gama de assuntos e tópicos levantados pelo louco de água e estandarte, em sua filosofia a golpes de martelo.
Brasil, Brasil - A Tale of Four Cities

Documentário da BBC sobre música brasileira. A partir dos anos 80, a cena musical brasileira reflete de diferentes maneiras a sociedade e suas contradições, e em quatro cidades começa a tomar corpo novos estilos e ritmos que são a essência da nova música brasileira. Nessa parte, Recife e o Mangue Bit, depois Mangue Beat; a influência de Chico Science, Nação Zumbi, Siba e Mestre Ambrósio; descendo para São Paulo, Racionais MC. Para "portas abertas" e fusões em Pernambuco, sugiro ver Quinteto Armorial e Antônio Nóbrega, também.
Os Gregos

Os Gregos 7 Videos
O Prof. Donald Kagan explica por que deveríamos estudar os gregos antigos - não só devido às suas grandes realizações e contribuições para a civilização ocidental (como nos domínios das ciências naturais, direito e política), mas também porque oferecem uma perspectiva única sobre a humanidade. Para eles, o homem era tão nobre e importante quanto mortal e falível, capaz das maiores realizações e dos piores crimes. Uma figura trágica, poderosa, mas limitada. Por isso, ao estudá-los, temos uma visão sobre a tensão que tem dominado e moldado o Ocidente e o resto do mundo. Em suma, estudar os gregos é estudar a própria natureza da experiência humana.

O Povo Brasileiro - Completo

O antropólogo Darcy Ribeiro (1913-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Esse DVD duplo traz todos os 10 programas da elogiada série baseada na obra central de Darcy: O Povo Brasileiro, em que o autor responde à questão "quem são os brasileiros?", investigando a formação do nosso povo.
Co-produzida pela TV Cultura, a GNT e a Fundar, a série conta com a participação de Chico Buarque, Tom Zé, Antônio Cândido, Aziz Ab´Saber, Paulo Vanzolini, Gilberto Gil, Hermano Vianna, entre outras personalidades.
O Povo Brasileiro é uma recriação da narrativa de Darcy Ribeiro, e discute a formação dos brasileiros, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, a série é um programa indispensável para educadores, estudantes e todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre o nosso país.

Disponível [em 02/08/09] em http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=192375&ID=BD6529857D90803083A330517
Além do Cidadão Kane

Além do Cidadão Kane 4 Videos
Video da BBC sobre as articulacoes politicas da REDE GLOBO no Brasil desde o tempo da ditadura militar. [vídeos do usuário teixeraf]
Falcão - Meninos do Tráfico
Falcão - Meninos do tráfico
Documentário desenvolvido pelo Rapper Mv Bill, tratando da realidade diária do tráfico de drogas no Brasil. [vídeos do usuário cristianrosa21]

Guimarães Rosa - Mestres da Literatura
Guimarães Rosa - Mestres da Literatura 3 Videos
Documentário da TV Escola sobre a vida e a obra de Guimarães Rosa. Disponível para download no site www.dominiopublico.gov.br.

João Cabral de Melo Neto - Mestres da Literatura

João Cabral de Melo Neto é de longe o maior poeta brasileiro - racional, seco, seu "artesanato furioso" é contido, limpo, tem uma "antiestética do belo", um "escrever com pedras", que é belíssimo.
Disponível para download no site www.dominiopublico.gov.br.

Nenhum comentário: