15 de jun. de 2009

Glossografia on line

Eu e minha irmã, Debi, criamos a brincadeira da "Glossografia on line", um encontro matinal para discutir palavras estranhas, bizarras e esquisitas, quando moramos juntos nos idos do século XVI. Glossografia é "a arte de elaborar glossários", sendo glossário uma "espécie de dicionário, consagrado particularmente à explicação de termos mal conhecidos (arcaicos, peregrinos, dialetais etc.)". Nos encontrávamos de manhã com palavras novas, divertidas, arcaicas, novas descobertas, palavra em desuso, novos usos para velhas palavras... era super divertido. Vou tomar para mim o espírito da brincadeira e começar a publicar alguns "encontros" com palavras. A vontade veio depois de um encontro no Bolão, onde tinha "muçarela" com ç. Certo ou errado? Eu escrevia "mussarela", com dois esses, mas já tinha visto com ç. Achava que podia os dois - não, só pode com ç, ou mais esquisito ainda, com oz (mozarela)... acho que começamos a brincadeira na época por conta, entre outras coisas, de uma tradução do Garcia Lorca que trazia "olvidado" - quem "olvida" alguma coisa atualmente? A gente esquece e pronto. O tradutor cagou no texto. Pior ainda, usou um tal "pulverulento" pra traduzir "polvoriento", que é empoeirado. Pulverulento pode até existir, mas tá no museu da língua! Chatô dizia de um determinado sujeito que ele era "o melhor escritor brasileiro em língua estrangeira", por usar termos de uma língua já morta, porque em desuso. Bão, chega, enchi. Só mais uma definição:
à: a craseado, encontro de "a" preposição com "a" artigo. Primeiro romance lésbico em língua portuguesa.

Homenagem aos senadores da república

Um comentário:

Gentil disse...

Max,
eu também gosto da glossografia, só não sabia que tinha esse nome. No blog onde ensino inglês
http://mrkind.pro.br/blog/
tenho uma série de glossários. É só procurar na barra lateral direita: tem glossário de termos de informática, tem listas de verbos, tem o vocabulário com termos de diferentes áreas, e outros que publiquei em forma de artigos, como sobre futebol e outros. Pois é, mermão, eu também tenho esta mania, não posso mexer com alguma palavra que logo pego a família inteira!
Abração!