26 de set. de 2008

Cadernos de Guerra - Vídeos

Criei um novo blog para organizar meus vídeos; desde que comecei com este blog, comecei também a postar no Youtube vários vídeos, desde trecos antigos que tinha gravado (e são dezenas de horas de documentários, entrevistas, etc) até coisas mais recentes, aquisições e descobertas. A minha página de vídeos do Youtube me espantou pelo número de visitas, atualmente quase 200 mil pessoas já viram os vídeos. Não é extraordinário comparado a vídeos que sozinhos têm quase 4 milhões de visitas, mas esses são os hits da rede. Os meus vídeos vão desde documentário da formação do povo brasileiro, aulas de filosofia, entrevistas, filmes que não saíram no Brasil, personagens quase desconhecidos, em suma: difíceis de engolir, achei inicialmente. Estava errado: se não são um hit, apesar disso o número de visitas é bastante generoso. Mas no Youtube estavam desorganizados e a estrutura do serviço não permite uma organização temática, assim vídeos do mesmo assunto ficam distantes uns dos outros, não há uma sequência, uma linearidade, por assim dizer. Vou passando aos poucos para o novo blog, Cadernos de Guerra - Vídeos. E as primeiras postagens (cliquem para ir para a página):

Brasil, Brasil - Tropicália Revolution - BBC
Documentário da BBC sobre música brasileira. Essa segunda parte conta a trajetória da música brasileira junto com os acontecimentos da época, a ditadura, a guerrilha, 68, era de Aquarius... mas a visão é um tanto diferente da que a gente tem, um certo estranhamento com as opiniões e visões, já que a comparação que fazem e o referencial que têm é a música inglesa, que nesse mesmo período estava com sua própria revolução, Beatles, Stones, Pink Floyd, etc.

O Povo Brasileiro - Matriz Tupi
Baseado no livro homônimo de Darcy Ribeiro, com o prórpio, Chico Buarque e outros. Primeira parte com a nossa "herança índia" até a chegada dos portugueses, a Matriz Tupi, os "brasis", índios e sua cultura. Formação do povo brasileiro, como no livro de Darcy Ribeiro.

Fernanda Torres - Entrevista no Estúdio Brasil
Entrevista-encontro da Fernanda Torres no Estúdio Brasil, da STV: mais um "achado arqueológico" nos meus trecos. Parte 1: Nesse trecho, ela conta o início da sua carreira, os "micos" iniciais, a infância como filha de dois monstros sagrados do palco, Fernanda Montenegro e Fernando Torres (mais na página).

O Impacto de Nietzsche no Século XX
Abaixo, texto do Oswaldo Giacóia, filósofo, sobre Nietzsche - acompanha vídeo da aula dada por ele em Porto Alegre, se não me engano. Adoro Nietzsche, e por mais engraçado que possa parecer, sempre achei que se ele fosse um pouco menos esquizóide ia deixar o Bernard Shaw no chinelo... Digo, como criador de chistes e bon mots, como filosófo está sempre acima e além de quase todos os outros, suprasumo e nêmesis do idealismo alemão. Mas o que ele empreendia era uma reconstrução radical do homem, essa filosofia a golpe de martelos que me encanta desde a adolescência (mais na página).

Nenhum comentário: