30 de ago. de 2008

Stephen Fry - 50 Not Out

Esse documentário da BBC4 aborda os vários aspectos desse grande sujeito: o ator, comediante, escritor, dramaturgo, diretor, gênio e tantas outras atividades do excelente Stephen Fry. Pouquíssimo conhecido por aqui, é um ícone na Inglaterra e no continente europeu. Além de ser uma inteligência marcante, ele se diverte com o conhecimento; e nunca de uma maneira arrogante, mas de uma forma leve, comunal. Além de várias séries e shows de sucesso na televisão, atuou e dirigiu vários filmes, entre eles Wilde, sobre o escritor, e Peter's Friends (acho que esse se chamou "O último ano do resto de nossas vidas"); escreveu vários livros, acho que nenhum traduzido por aqui ainda. Bão, publico hoje a primeira parte do documentário, as outras são muito melhores mas envolvem jogos de palavras que ainda não resolvi de todo, vou publicando aos poucos. Sim, um caso ótimo que ele conta, de humor essencialmente britânico: Churchill, novamente primeiro ministro na década de 50, um dia é acordado por um secretário:
- Senhor primeiro ministro, sinto acordá-lo, mas algo extremamente desagradável aconteceu.
- O que foi?! Guerra? É a guerra? Nós perdemos a Somália?
- Não, senhor primeiro ministro, é que um dos nossos congressistas foi pego ontem à noite transando com uma guarda municipal em um parque de Londres. Foi fotografado e hoje vai estar em todos os jornais, vai ser um escândalo internacional.
- Ontem à noite?!?!?
- Sim, senhor primeiro ministro.
- Mas estava muito frio ontem à noite,não?
- Sim, senhor primeiro ministro, acredito que foi a noite de fevereiro mais fria em 17 anos.
- Makes you proud to be british!
Faz você ter orgulho de ser britânico... puro humor inglês, e com o Fry imitando o vozeirão de Churchill fica simplesmente delicioso.

Nenhum comentário: