3 de set. de 2009

Era do Gelo

Notícias sobre o aquecimento global e a luta pela redução de emissão de poluentes, contra o desmatamento e pela proteção de espécies ameaçadas são uma constante hoje em dia - e existem algumas pessoas que ainda duvidam, a sério, da correlação entre esses fatores. Aqui no Brasil acho que o mais notório (ou com maior visibilidade) é o Reinaldo Azevedo, da Veja - no caso dele, acho que é por ser uma bandeira histórica da esquerda, o que transforma o termômetro num agente infiltrado do comunismo internacional. Mas o que os cientistas dessa vertente questionam é a capacidade de interferência humana no clima, já que variações da órbita terrestre ou da atividade solar poderiam também estar causando tais elevações de temperatura, e teriam muito mais "poder de fogo" pra isso.
Pois lendo a respeito descobri que estamos ainda numa Era Glacial! Pelo menos tecnicamente, já que uma Era Glacial é definida pela existência de calotas polares como as que temos na Antártida e aquela cobertura de gelo na Groelândia. O que coloquialmente chamamos "A" Era do Gelo, congelante de verdade, teria tido seu pico por volta de 20 mil anos atrás. Mas essas diferenças de temperatura eram enormes - a temperatura mundial cair ou subir alguns poucos graus já pode ser desastroso.
O "Book of General Ignorance" informa que houve uma pequena "Era do Gelo" num período relativamente recente: começou aproximadamente em 1500 e durou uns trezentos anos, com a temperatura da Europa baixando aproximadamente 1º C. Apesar de ter sido um período de baixa atividade solar, alguns peritos acham que na verdade ela teve a ver com a Peste Negra: como metade da população européia da época morreu, milhões e milhões de hectares deixaram de ser cultivados, sendo gradualmente ocupados por florestas, causando um "antiefeito estufa" e a consequente queda na temperatura. Nessa época, a calota de gelo dos Pólos cresceu tanto que alguns esquimós atingiram a Escócia de caiaque! E habitantes de Orkney, no extremo norte do Reino Unido, tiveram que expulsar um urso polar das suas terras... imaginando o contrário, se a temperatura continuar com a tendência atual, logo, logo, vamos ter noruegueses dançado hula-hula no inverno e um parque aquático no Pólo norte... além de pesca submarina do centro do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: