4 de fev. de 2008

Mais Millôr

Aproveitando o carnaval pra ler e escrever cositas. Aí achei uns trecos do Millôr, que eu adoro. Aí abaixo vai um pedacim do História é uma istória, peça dele de 76:

ATOR I: Alguns historiadores acham que o povo mais antigo do mundo é o chinês. Pode ser. Mas está fora de dúvida que o chinês é, pelo menos, o povo mais sábio do mundo. Inventou a pólvora e não inventou a bomba. Inventou o papel e não inventou a imprensa. Inventou o barco a vela e não descobriu a América.

ATRIZ: Devido a essa milenar sabedoria ainda hoje a engenharia chinesa é uma das mais eficientes do mundo porque utiliza processos profundamente pragmáticos. Construção de túneis, por exemplo.

ATOR I: Como a China tem pouca tecnologia e muita mão-de-obra disponível, seria inutilmente dispendioso fazer planos complicados para a construção de um túnel. Então, simplesmente, coloca-se mil operários trabalhando de um lado da montanha e mil trabalhando do outro lado. Se os operários se encontram, fazem um túnel. Se não se encontram, fazem dois.

O que prova que as tais obras faraônicas da ditadura eram, desde o conceito de planejamento até a execução técnica, um negócio da china...

Nenhum comentário: