20 de abr. de 2008

Mapas Urbanos - São Paulo I

Começo hoje a postar uma série de 9 trechos, de três programas intitulados Mapas Urbanos - São Paulo. Assisti ao primeiro na Senac TV, e agora consegui os demais no History Channel. Visões da cidade e suas mutações e transformações, do ponto de vista de personagens como Wisnik, Tatit, Ascher, Paulo Vanzolini, etc. Lembrou-me bastante o livro do Berman "Tudo que é sólido desmancha no ar", principalmente a parte sobre o Moses em NY. O programa é muito bom, embora algumas vezes conceitual demais - vale a pena pelas diferentes visões e significados que cada um dos participantes têm da cidade. Comento mais à medida que for postando os vídeos.

10 de abr. de 2008

Gibbon

History is indeed little more than the register of the crimes, follies and misfortunes of mankind - a história nada mais é do que o relato dos crimes, imbecilidades e loucuras da humanidade. Gibbon escreve isso no seu Declínio e Queda do Império Romano ao comentar sobre o período de Antonino Pio, ao dizer que há poucos registros desse período devido à paz e tranquilidade reinantes... é o meu período predileto da história romana (depois de Augusto, claro), quando, de Nerva a Marco Aurélio, os imperadores coordenaram um império transnacional com um nível de integração sócio-econômica que, com as devidas relativizações, ainda não foi igualado. O livro pode ser baixado no Gutenberg, e a versão em áudio está em http://www.oculture.com/2006/10/audio_book_podc.html.

4 de abr. de 2008

Bertrand Russel

Man is a credulous animal, and must believe something; in the absence of good grounds for belief, he will be satisfied with bad ones.